segunda-feira, 29 de março de 2010

Review de LotS 2x15 "Creator"


Quando uma poderosa e misteriosa mulher que reivindica ser o Criador ameaça Richard, desvendar o mistério da verdadeira identidade dela se torna uma questão de vida ou morte para o Seeker.

Antes de assistir Creator, passei num fórum de discussão de “Legend of the Seeker” para ver algumas opiniões dos fãs sobre o episódio, e me surpreendi ao ver tantas críticas negativas. Por isso, assisti ao episódio com muito, mas muito receio. Mas, depois de assisti-lo, confesso que não achei Creator tão ruim, pelo contrário, foi até bom. A impressão é a de que os roteiristas tiveram uma boa idéia, mas não souberam desenvolvê-la bem. Episódios cheios de flashbacks enchem o saco de qualquer um (vide 1x12 Home), mas essa é uma lição que os roteiristas de LotS parecem ainda não ter aprendido. Pelo menos, no caso de Creator, os flashbacks vieram acompanhados de uma história interessante e um roteiro cheio de reflexões e detalhes sobre a fé dos personagens e os planos do Guardião com relação a Richard. Além disso, aprendemos um pouco mais sobre a gênese do Criador (ou seria Criadora?) e do Guardião, e a origem da guerra entre eles. Aliás, a participação de Keisha Castle-Hughes como o Criador/Maia foi ótima, ela conseguiu transmitir toda a força e o poder da personagem apenas com o olhar. Outro ponto alto do episódio foi dar algumas reviravoltas interessantes na trama da série, como a absorção dos poderes das Irmãs da Luz e Maia usando todo o seu Han para fechar a fenda aberta por Rahl e desaparecendo logo em seguida. Tenho a impressão que ela ainda vai causar problemas...
Ponto alto: A ambigüidade da missão de Richard ficou bem evidente nesse episódio, quando Maia o acusa de ajudar o Guardião, mesmo que inadvertidamente. E, como eu adoro essas discussões sobre os personagens, acho que esse foi um dos maiores acertos de Creator.
Ponto baixo: Como assim Darken Rahl é quem abriu a fenda? Que coisa mais sem sentido! Parece que o Guardião é só uma voz malvada, ele não fez absolutamente nada até agora. A cena poderia ter sido feita de outro jeito, simplesmente não mostrando quem abriu a fenda, apenas citando que havia sido o Guardião, e assim economizar muito com os efeitos e poupar os fãs de uma cena tão nonsense. Fikdik!

Nota: 8

7 comentários:

disse...

Pois é Caio, tenho o mesmo pensamento que vc. Gostei muito do episódio. Também não entendí o porque de tantas críticas. Foi um episódio intenso, que deixou várias possibilidades, para o que está por vir. O que acontecerá quando Richard encontrar a pedra? Quem estará do lado dele e contra ele? E a Marca do Guardião? Que significado tem afinal?
Esse episodio deixou dúvidas não so em nós, mas também nos personagens. O próprio Richard está inseguro se ele está ou não fazendo a coisa certa.

Sinceramente cada vez eu gosto mais e mais do Seeker. E se por acaso(batendo na madeira)ela não for renovada, vai ficar um vazio muito, muito grande mesmo no meu coração!

Djeine disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Djeine disse...

é pessoal, tbém acho meio forçado o uso de flasback, que usualmente as series americanas sempre vão por este caminho. Acho que é padrão, podem ver. Agora esta trouxe um diferencial porque tem alguns elementos novos. Bem , Zé, sem dar spoilers sobre suas perguntas, pois estou terminando de ler o livro sobre a Pedra das lágrimas que o pessoal da PDL gentilmente traduziu. Creio que o final tem tudo para ser muito bom se seguirem um pouco do livro. Estou louca pra ver o final e a notícia de renovação para a terceira temporada, porque tem história pra contar em o Sangue da Congregação(tbém traduzido pelo PDL) e o Templo dos Ventos. Ah, concordo com o Caio, dá para 3, 4, 5, e coloca temporada por aí.

Unknown disse...

Pode crer.

A da fenda foi foda.

O guardiao é so uma voz malvada?

disse tudo.

Os flash baxks encheram o saco mesmo.

valeu, seu blog é 10

João disse...

É, foi bem mais fraco do que eu esperava. =/

ofilhodoblues disse...

Pow, me decepcionei com esse episódio. Talvez pelo teaser que saiu no final do episódio passado, eu tenha esperado demais por esse. Não gostei mesmo. O Criador chato pra caramba, tava pior do que o Guardião.

Não gostei mesmo, esperava que iria iniciar de fato a guerra do Criador contra o Guardião, cada um com seu "exército" e vem o Criador pra acabar logo com o "seguidor" mais forte, só porque foi manipulada novamente pelas Irmãs da Luz, achei muito estranho isso, o próprio Criador ser manipulado desse jeito, ser "moldado" assim. Muito ruim, espero que nos próximos episódios dê uma melhorada, foi uma mancada num episódio chave da série, tomara que não tire o seu brilho.

Unknown disse...

poeta vagabundo.........

pode crer.

é como se o criador e o guardiao fossem bonequinhos, em que sao moldados pelos outros.

Meu irmao, os caras sao as 2 forças mais fortes do planeta e fica nessa viadagem.

Criador: teve que vim num corpo humano e pegar os hans das irmas da luz p ter seu poder.

Guardiao: So faz mandar o pobre do Darken Rahl fazer e td e n mostra o seu poder.

coisa sem futuro.

a temporada ta caindo...

acho q n chega a 3a, se for desse jeito